Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

/ Novidades

O que devo saber sobre as etapas de um projeto arquitetônico?

20

JANEIRO

O que devo saber sobre as etapas de um projeto arquitetônico?

É uma pergunta bastante recorrente entre nossos clientes quando começamos a conversar sobre projeto.

Essa dúvida, ou as vezes apenas o não conhecimento, pode afastar você de procurar um especialista no assunto para a concepção de seu projeto.

Um projeto vai muito além de plantas baixas e imagens maravilhosas de 3D. Existem inúmeras etapas e normas que regem esse processo.

Afinal, o que devo saber sobre as etapas de um projeto arquitetônico?

O projeto arquitetônico se divide em basicamente 8 etapas:


1) Levantamento de dados;

Essa etapa consiste em analisar informações como levantamento topográfico e informações produzidas a partir de visitas ao local, dentre elas estudo de entorno, compreensão do terreno, orientações solares, vizinhança, impactos naturais, enfim, tudo que ajude no estudo do terreno ou edificação existente, no caso de reformas ou demolições.


2) Programa de necessidades;

Nesse programa, discriminamos tudo que o cliente precisa ou espera de sua edificação. Ambientes, dimensões, fluxos, pavimentos, mobiliários; tudo que você precisa, é nessa etapa que conseguimos absorver para entender melhor o problema e consequentemente, a melhor forma de resolvê-lo.


3) Estudo de viabilidade;

Depois de coletadas todas as informações anteriores, definimos quais as soluções viáveis de acordo com legislações que regem nosso trabalho, como códigos de obra, normas técnicas, enfim, soluções físicas e jurídico- legais do projeto.


4) Estudo preliminar;

É nessa etapa que o projeto começa a surgir de forma efetiva. Os ambientes já começam a serem dispostos de acordo com as informações anteriores, dimensionamentos, layouts, técnicas construtivas etc. Assim, o trabalho é esboçado em plantas baixas, implantação da edificação no terreno e quando necessário, algumas perspectivas começam a aparecer, além de detalhes como fachadas, diagramas de cobertura, tudo que for necessário para o primeiro entendimento da proposta para o projeto.


5) Anteprojeto;

De uma maneira mais dinâmica, podemos dizer que nessa etapa o cliente terá seu primeiro contato com sua edificação em 3 dimensões, o famoso 3D. Além de todas as informações já passadas anteriormente no estudo preliminar, essa etapa gera a volumetria da edificação, mostrando elementos relevantes como materiais utilizados, além de serem analisadas todas as informações técnicas que devem ser produzidas e todos os elementos relevantes da construção, em alguns casos, até um memorial descritivo básico do que foi projetado.


6) Projeto legal;

Começamos essa etapa analisando todo material já produzido até aqui junto das legislações vigente do lote, além de normas técnicas. Com essa análise, teremos toda a documentação que comprove que o projeto está apto a ser aprovado no órgão competente, podendo ser prefeituras, vigilância sanitária, corpo de bombeiros, enfim, no local onde cabe aprovação do projeto em questão.


7) Projeto básico;

Apesar do nome, o projeto já está praticamente em fase de finalização. Nessa etapa, começamos a detalhar alguns elementos como áreas molhadas e alguns outros detalhes mais específicos, dependendo da complexidade de cada edificação.


8) Projeto executivo (detalhamento de projeto)

Enfim, nessa etapa é finalizado o projeto de forma a poder ser literalmente levantado. São detalhes construtivos, detalhamento de materiais como revestimentos, forros, iluminação, pontos elétricos e hidrossanitários, mobiliário, móveis planejados enfim, tudo que é necessário para que a obra seja executada de forma plena e com o máximo de perfeição.

Popularmente e de forma resumida, dividimos essas 8 etapas em apenas: Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Executivo e Detalhamento de Projeto.


Parece um pouco complexo, certo?

Mas nada melhor do que ter uma equipe qualificada para poder lhe auxiliar em todas essas etapas de forma leve, que não seja cansativo, e que você possa aproveitar cada momento dessa etapa da vida.


A Portfolio Arquitetura + Engenharia está aqui para tornar esse momento único, com boas lembranças e várias histórias pra contar!


Ficou alguma dúvida? Querem que abordemos algum tema específico? Basta nos enviar aqui no site sua sugestão!

E se precisar conversar conosco de forma direta, nosso link do whatsapp está aqui ao lado! Basta clicar que teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas!

Até a próxima!

Busca

Veja também

22

SET
image

O que analisar na hora de fechar um contrato?

Existe uma grande variação de valores ao procurar um Arquiteto para um projeto. Isso acontece na maioria das vezes, não só pela qualidade...

07

ABR
image

Quais as vantagens da Construção Modular?

A alvenaria “convencional” de blocos cerâmicos em estrutura de vigas e pilares em concreto armado é o principal sistema construtivo brasileiro, apesar de...

10

MAR
image

Quais as vantagens e desvantagens em ter uma casa de madeira?

Este sistema construtivo tem se popularizado cada vez mais no Brasil, sobretudo em regiões onde não é tradicional a implantação de construções pré-fabricadas...