Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

/ Novidades

Qual o tempo gasto para a concepção de um projeto?

03

FEVEREIRO

Qual o tempo gasto para a concepção de um projeto?

Uma pergunta que sempre nos fazem na hora do Briefing:

Qual o tempo gasto para a concepção de um projeto?

É muito normal em nosso dia a dia, lidar com a ansiedade do cliente de ver o seu projeto pronto, concebido, com imagens 3D e vídeos maravilhosos! Claro, lidamos com o sonho das pessoas. Por muitas vezes, o sonho de uma vida!

Então é normal que essa pergunta aconteça.

Mas infelizmente, essa não é tão simples de ser respondida. É aquela lógica: cada caso é um caso!

Parece conversa pra quem não tem a resposta, não é verdade?

Tentaremos aqui ser o mais breve possível, e mostrar pra você um pouco de tudo isso. E, quem sabe, poder tirar suas próprias conclusões.

Vamos tomar como exemplo o projeto de uma casa de um pavimento apenas, com cerca de 400 metros quadrados.

Primeiramente, para chegarmos à conclusão de que a casa terá 400 metros quadrados sem nem mesmo iniciar o projeto, é preciso um pouco de prática e experiência. Esse cálculo é feito através do programa de necessidades que nos é passado através do briefing. Mas isso é um outro assunto que podemos abordar posteriormente.

Sabendo dessa metragem, o próximo passo é analisar a complexidade e as peculiaridades de cada projeto; um valor intangível, mas que pode ser analisado e nos dará mais embasamento na hora de calcular o prazo de projeto.

Na Portfolio Arquitetura + Engenharia, temos um corpo técnico de vasta experiência e prática, e isso facilita muito na concepção do projeto, e consequentemente no prazo de entrega.

Levando em consideração as etapas do projeto até sua aprovação legal (sugerimos ler o artigo desse blog do dia 20 de janeiro – O que devo saber sobre as etapas de um projeto arquitetônico), vamos tentar calcular explicando as etapas:

Estudo preliminar: é a etapa mais importante do projeto. É onde tudo se inicia e é a parte mais empolgante do processo! É o processo de criação, onde deve-se fazer com bastante calma e muita concentração. Nessa etapa, é importantíssimo contar com arquitetos que tenham “bagagem”, conhecimento adquirido ao longo dos anos através de muito estudo e prática, além de experiências no dia a dia. Na Portfolio, contamos com 3 arquitetos, portanto, seu projeto é analisado por todos antes de ser apresentado a você.

O prazo? Não dá pra saber com exatidão, pois depende de muitas variáveis. Mas continuemos.

Anteprojeto: Depois de termos concebido o projeto inicialmente, é hora de visualizar através de ferramentas de modelagem 3D. É aqui que você poderá ver seu projeto de uma forma geral, seja em plantas baixas até a volumetria da casa. Isso mesmo! Ver como ela realmente será de forma muito realista! Essa etapa também é muito importante, pois ela tem a obrigação de mostrar sua personalidade, sua identidade! Enfim, é aqui que o projeto mostra sua cara!

É muito satisfatório nessa etapa ver os olhos de nossos clientes brilharem. Isso não tem preço!

Projeto Executivo: Enfim, é a finalização dos desenhos técnicos para que o projeto possa ser aprovado nos órgãos competentes. No caso do nosso exemplo, aprovado na prefeitura do município onde está inserido o terreno. É uma etapa normalmente mais rápida, porém sua aprovação depende de terceiros, podendo ser moroso e demorado.

É importante frisar que o processo todo até a aprovação do projeto de arquitetura depende não só dos profissionais contratados, mas de várias outras pessoas e setores, fazendo com que o cálculo do prazo até sua aprovação não tenha um valor exato.

Como não queremos que saiam daqui com a pergunta ainda sem resposta, resolvemos mostrar pra vocês um tempo médio de projeto, levando em consideração apenas nossa experiência de mais de 14 anos de mercado.

Geralmente um projeto como citado demora entra 6 meses a 1 ano, contados a partir do primeiro briefing com o cliente até sua aprovação legal. Pode gastar menos tempo? Claro! Mas é uma variável que não podemos prever.

Precisamos frisar que o cliente é parte importantíssima em todo o processo. Nenhuma etapa de projeto vai adiante sem sua aprovação, e isso faz toda diferença!

Parece muito tempo, mas não é.

Em países onde o desenvolvimento é mais acelerado, gasta-se mais tempo projetando do que executando toda a obra! Isso porque o mais importante é o planejamento. Planejar é o segredo de qualquer setor.

Um projeto bem planejado evita uma série de transtornos, minimiza erros na execução e consequentemente, gera economia no final do processo. E quem não gosta de economia, não é mesmo?

É importante ressaltar que é impossível calcular com exatidão o tempo de um projeto. Cada um tem suas dificuldades, suas particularidades, seus desafios, assim como cada cliente tem seus anseios e desejos. Concretizar sonhos é muita responsabilidade. Responsabilidade essa que amamos e fazemos com todo cuidado.

Aqui na Portfolio Arquitetura + Engenharia, cada projeto é único: Você é único!

Conseguimos tirar suas dúvidas?

Quer saber mais?

Venha conversar com a gente! Teremos o maior prazer em tirar todas as suas dúvidas!

Basta clicar no link do whatsapp ao lado ou nos deixar uma mensagem, seja aqui pelo site ou em nossas redes sociais.

Busca

Veja também

22

SET
image

O que analisar na hora de fechar um contrato?

Existe uma grande variação de valores ao procurar um Arquiteto para um projeto. Isso acontece na maioria das vezes, não só pela qualidade...

07

ABR
image

Quais as vantagens da Construção Modular?

A alvenaria “convencional” de blocos cerâmicos em estrutura de vigas e pilares em concreto armado é o principal sistema construtivo brasileiro, apesar de...

10

MAR
image

Quais as vantagens e desvantagens em ter uma casa de madeira?

Este sistema construtivo tem se popularizado cada vez mais no Brasil, sobretudo em regiões onde não é tradicional a implantação de construções pré-fabricadas...